Há várias dúvidas sobre como contratar uma excelente empresa de instalação de pisos vinílicos e pisos laminados residencial e comercial em BH, afinal, qual escolher, o piso vinílico ou o piso laminado?
Pisos Vinílicos
Estes são usados nos ambientes internos e faz compartilhamento das qualidades todas em relação aos pisos laminados, ou seja, catálogo grande de cores, resistência alta, fácil limpeza e conforto térmico.
No entanto, o diferencial principal do piso vinílico é o material de fabricação, PVC ou cloreto de vinila. E devido a este material, piso vinílico apresenta características únicas:
- Resistência superior para umidade. Já que não apresenta madeira na composição, exibe maior resistência para umidade em comparação com piso laminado.
- Conforto acústico. Devido ao material, esse piso não gera o “toc-toc” famoso ao pisar, e a textura se caracteriza macia.
- Antialérgico. O material é antialérgico, o acúmulo da poeira é reduzido por causa da limpeza fácil.
Relevo mais realista. Aqui os relevos se resumem mais realistas e profundos, permitindo texturas com similaridade com madeira real. - Formatos diversos. Piso vinílico pode ser encontrado ainda nos 3 modelos, ou seja, mantas, placas, réguas. Por causa das características do piso vinílico, este tende a ser mais caro comparando com laminados.
Pisos Laminados
Piso laminado tem uso no ambiente interno, para área residencial e comercial, apresentando grande catálogo de cores, texturas são variadas. No geral, fabricantes separam pisos pelas cores e linhas, e ainda dividem pelos segmentos, que são comerciais e residenciais, ou pisos de baixo tráfego e também alto tráfego.
Piso de baixo tráfego tem indicação às regiões residenciais, como ainda lugares em que é baixo o fluxo de indivíduos. É menor o seu custo em comparação com os pisos comerciais, porque a fabricação é para quantidade menor de indivíduos, não precisando da resistência alta.
E pisos comerciais são elaborados à quantidade grande de pessoas, assim a resistência é superior aos de linha residencial, o resultado, preço mais caro também. Piso laminado se apresenta em réguas, com constituição pela lâminas de madeiras sobrepostas, produzidas de aglomerados, portanto, High Density Fiberboard, o HDF, ou Painel de Fibras de Alta Densidade.
A estampa decorativa artificial é exibida pela camada superior, com proteção por resina melamínica, overlay. Normalmente, a parte inferior é produzida de materiais com resistência para umidade. E está a manta acrílica abaixo do piso.
São inúmeras as vantagens com piso laminado, facilidade no momento de instalação, variedade alta de cores, facilidade para limpar, resistência contra riscos, pode ser aplicado por cima de outro piso, conforto térmico. Não há quebradeira e é rápida a instalação.
Como É Feita a Instalação?
Piso vinílico e laminado são de instalação fácil, com possibilidade de serem sobrepostos em outros pisos, no entanto, existem cuidados para ter atenção. Piso laminado deve ser instalado em manta acrílica, já que a manta nivela piso, diminui barulho e ainda serve de isolante para umidade. É por encaixe feita a instalação.
Já o piso vinílico pode ser instalado nos pisos antes nivelados usando massa niveladora, com possibilidade de instalação de forma direta em contra piso cimentado e também cerâmico. É feita a instalação utilizando cola de contato.
Os 2 pisos demandam especiais cuidados no momento de limpar e ainda para manutenção. Faxina deve ocorrer usando pano úmido com sabão neutro e água, e nunca lavar diretamente com água. Devido a não acumular poeira, é o suficiente em vários casos a limpeza com aspirador de pó ou vassoura.
Evitar instalação dos pisos nos lugares com umidade excessiva, perto da piscina, banheiro, lavanderia, porque mesmo apresentando proteção em relação à umidade, diminui muito a vida útil destes materiais.